Quando tomar suplementos?

 

Boa tarde minha gente, quanto tempo tinha que eu não aparecia por aqui, né!

Então… eu estou malhando (Será?!), vou tentar!  E por isso estava pesquisando sobre suplementos, termogênicos, etc. Na pesquisa eu achei uma matéria muito interessante e esclarecedora que quero dividir com vocês.

A matéria é de um site muito bom chamado GQ, eu não conhecia… Vale a pena conferir.

Estou bem perdida com relação à alimentação, treino e suplementação. Eu sei que tenho que procurar um especialista, mas o texto me ajudou a tirar algumas dúvidas.

Imagem GQ

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Leia:

 

Uma cápsula de termogênico antes de chegar à academia, uma dose de whey protein misturado à água no squeeze assim que o exercício chega ao fim, e mais um shot de BCCA antes mesmo de tomar uma ducha. Talvez você ainda não tenha se rendido aos suplementos alimentares, mas se frequenta a academia, certamente já ouviu falar desse tipo de “dieta”. O consumo desses produtos se tornou tão usual que o hábito de mandar para dentro um coquetel diário já não causa estranheza.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de mercado Euromonitor, a venda mundial de suplementos atingiu a casa dos US$ 18 bilhões em 2013. A estimativa é que esse número cresça 34% até 2020. Se você ainda tem dúvidas se precisa ou não desses produtos, saiba que nem mesmo os nutricionistas entraram em um acordo.

Enquanto alguns defendem que apenas atletas e indivíduos com algum tipo de carência nutricional precisam dessa forcinha na alimentação, outros acreditam que quem busca melhores resultados estéticos também pode se valer desse artifício. “O suplemento não é indicado para todos”, explica a nutróloga Ana Luisa Vilela. “Pessoas que não treinam com assiduidade e que têm a alimentação muito errada não vão encontrar nas cápsulas a solução para o problema”, conclui. Informar-se sobre aquilo que está prestes a tomar também é essencial.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divide os suplementos para atletas em seis tipos: energéticos, proteicos, hidroeletrolíticos, substitutos parciais de refeições, creatina e cafeína. Cada um deles tem sua especificidade e ingerir de forma errada pode culminar no efeito contrário ao que você pretende conquistar. Para ajudá-lo a entender de uma vez por todas o conteúdo desses megapotes que prometem o corpo perfeito em uma cápsula e decidir se você realmente precisa deles, GQ conversou com profissionais de nutrição e desvendou as vantagens, desvantagens e outros detalhes de alguns dos suplementos mais consumidos no Brasil.

 

Zere suas dúvidas

Vou engordar?
Quando ingeridos sem acompanhamento nutricional ou médico, ou sem necessidade, os suplementos podem levar ao ganho de peso. Muitos são energéticos e hipercalóricos e se consumidos sem remanejamento do plano alimentar elevam a ingestão calórica diária.
Posso conquistar o mesmo objetivo sem o uso de nenhum tipo de suplemento?
Sim, praticantes de atividade física regular podem se beneficiar somente com uma ingestão correta de alimentos.
Vou ficar com a voz mais grossa?
Suplementos alimentares não estimulam a mudança na voz. Já os hormônios, principalmente estimulantes de crescimento, levam a alterações na voz, aumento de crescimento de pelos e mamas, mesmo em adultos.
Como saber se preciso realmente tomar?
Procure um médico ou nutricionista a fim de investigar suas reais necessidades. Ao prescrever suplementos o profissional deve conhecer o objetivo do atleta com a alimentação e com as atividades físicas, sua rotina diária, horários de treino, alimentação habitual, histórico clínico, qualidade do sono e uso de medicamentos. A análise de exames laboratoriais e a avaliação nutricional para verificar o peso e o percentual de gordura também são adequados.
Suplementos são iguais aos anabolizantes?
Não. Os anabolizantes são hormônios que promovem o crescimento celular e precisam de prescrição médica. Os suplementos complementam a dieta e são compostos de nutrientes (carboidratos, proteínas, vitaminas) recomendados a atletas quando a alimentação não é capaz de fornecer todos os nutrientes nas quantidades adequadas.
Fazem mal para a saúde?
O uso indiscriminado pode ser prejudicial e levar a uma sobrecarga de nutrientes, gerando mal-estar, tonturas, sintomas gástricos, entre outros. O excesso de proteínas ou aminoácidos, que não ficam estocados no corpo, pode levar ao acúmulo de gordura e a sobrecarga renal. Os carboidratos em excesso também são estocados na forma de gordura.
Dão espinhas?
Se os suplementos tiverem níveis de gordura muito elevados ou forem derivados de leite de vaca podem levar ao aparecimento de espinhas.
Posso ter problemas de ereção ou fertilidade?
Não há estudos que comprovem que suplementos alimentares levam a problemas de ereção
ou fertilidade.
Quais os efeitos colaterais mais comuns?
Náuseas, mal-estar gastrointestinal, dores de cabeça e insônia.

 

Posso utilizar para substituir uma refeição?
Apenas parcialmente. Como o próprio nome diz, eles têm o objetivo de complementar a dieta, e não substituí-la.

Quanto mais caro melhor?
Nem sempre, porém sabemos que muitas empresas utilizam recursos tecnológicos de última geração a fim de obter uma melhor digestão e biodisponibilidade do nutriente presente no suplemento, o que naturalmente encarece o produto.
Os importados são melhores que os nacionais?
Nem sempre. Os importados podem oferecer maior variedade, porém o custo é maior. Além disso, muitos suplementos nacionais utilizam matéria-prima importada, como é o caso do whey protein.
Para manter os resultados, devo tomar para sempre?
O tempo de uso deve ser orientado por um profissional de nutrição ou médico.
Devo tomar apenas quando treino ou todos os dias?
Na maioria dos casos, o uso é recomendado apenas para dias de treinos e competições, mas isso também depende do tipo de suplemento.
Veja aqui a matéria completa.

 

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